Noções Gerais
Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos financeiros, para aplicação em títulos e valores mobiliários e quaisquer outros ativos disponíveis no mercado financeiro e de capitais.
Existem vários tipos de fundos e cada um desses tipos deve obedecer uma legislação.Veremos mais a frente, por exemplo, que um fundo de ações difere e muito de um fundo imobiliário.Um fundo de ações deve ter no mínimo 67% do seu patrimônio em ações, enquanto que os fundos imobiliários concentram a maior parte do seu patrimônio em imóveis e terrenos.
Comentário: A maioria das pessoas associa os fundos de investimentos com ações, por isso acreditam que eles são muito arriscados. A verdade é que não! Poucos fundos de investimentos podem investir em ações. Conforme eu disse anteriormente, nem todos podem investir em ações, pois estariam desobedecendo sua própria legislação.
Estrutura
Quando um investidor compra cotas de um fundo de investimentos, ele está contratando uma prestação de serviço. Normalmente de um banco múltiplo, de investimento, corretora ou distribuidora e essa prestadora de serviços tem uma estrutura e se organiza da seguinte forma:
Administrador : De uma maneira geral é o responsável legal pelo fundo.É ele quem responde perante os orgãos reguladores.Fica a seu cargo também, contratar os outros prestadores de serviço, como o gestor, o custodiante, o auditor e o distribuidor.
Gestor : É o responsável pela gestão dos recursos aplicados pelo fundo.É ele o responsável pela rentabilidade o fundo, quem escolhe os ativos que irão compor a carteira do fundo.
Obs: O gestor não pode escolher os ativos que quiser.Ele pode escolher entre os ativos que estão de acordo com o regulamento do fundo.Se no fundo disser que ele não pode investir em derivativos,por exemplo, ele não poderá fazê-lo.
Distribuidor : É responsável por colocar ou vender as cotas do Fundo de Investimento aos
investidores. O distribuidor é o agente que tem o contato direto com o cotista.Fica encarregado também da identificação e cadastramento dos cotistas.
Custodiante : Responsável pela custodia e liquidação dos ativos do fundo, bem como também a marcação a mercado dos ativos do fundo.
Auditor Independente : As demonstrações contábeis do fundo devem ser auditadas anualmente porauditor independente registrado na CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ).
Obs:Todo fundo de investimento embora não seja uma empresa deve ter um CNPJ e publicar balanço.
Vantagens de se investir em fundos
Diversificação
Quando adquire cotas de um fundo de investimento o cotista está comprando parte
de diversos tipos de investimentos.A grande vantagem disso é a lei da diversificação que reduz os diversos riscos que toda aplicação financeira tem.Vamos tomar um exemplo: Aquele dinheiro que seria investido unicamente em uma ação da petrobrás,por exemplo, será investido em diversos ativos, reduzindo o risco que caso houvesse uma explosão numa plataforma de petróleo da empresa, o que refletiria no preço dessas ações, no caso uma desvalorização.Alem desse risco, com a diversificação dos ativos dos fundos de investimentos, temos também a diminuição do risco de crédito, muito comum nos títulos privados como: CDB,RDB e Debêntures.
Quando compra um CDB, por exemplo, o investidor aplica em um único emissor e corre o risco deste título não ser pago no vencimento.
Através de um fundo, esse risco se dilui porque a carteira é constituída por diversos
títulos, de emissores diferentes, selecionados segundo critério de avaliação de risco
de um gestor profissional.
Acessibilidade
Em resumo acessibilidade seria a condição de investir em qualquer tipo de investimento através dos fundos.
Existem diversos tipos de investimentos. As vezes os mais rentáveis não estão disponíveis ao investidor de pequeno porte, pois é necessário um depósito mínimo que o investidor muitas vezes não tem ou ainda por falta de conhecimento desse tipo de investimento por parte do investidor.Isso não acontece no fundo de investimentos, pois a comunhão de recursos dos cotistas do fundo dá a condição necessária para entrar em qualquer ativo, obedecendo claro, o regulamento do fundo.
Liquidez
Essa é uma das maiores vantagens de investir em fundos de investimento.
Os fundos abertos, os mais comuns do mercado, oferecem liquidez diária. Isso
significa que o investidor pode resgatar seu dinheiro com rendimento, parcial ou
totalmente, a qualquer momento, bastando solicitar resgate de suas cotas.
Nesse tipo de fundo o investidor tem direito a rentabilidade sobre todo o período decorrido,
deduzido os impostos, exceto que o fundo exija carência para creditar rendimentos.
Cuidados ao investir em fundos
Como todo investimento, investir em fundos também tem seu lado ruim. Muitas pessoas, instisfeitas com o rendimento da poupança, optam por investir em fundos, mas não sabe nem em que tipo de fundo está entrando. Na hora da escolha, o gerente mostra uma lista enorme de fundos e a pessoa sem conhecimento às vezes influenciada pelo gerente escolhe um.
Mais a frente você verá os tipos de fundos que existem e de acordo com a sua necessidade e expectativa após essa leitura você terá uma noção do que estará
Tipos de Fundos de Investimento
Quanto a forma como podem ser distribuídos os fundos de investimentos se classificam em:
Fundo Aberto: O fundo aberto é o mais comum encontrado no nosso país. É aquele que o cotista pode entrar e sair a qualquer momento do fundo.
Fundo Fechado: O fundo fechado é aquele que há um prazo limite para a entrada dos cotistas. Além disso, o resgate só poderá ser feito no vencimento do fundo. Antes dessa data o investidor deverá vender suas cotas no mercado secundário.
Fundo com carência: Fundo com carência é aquele que estabelece um período de
carência para que o cotista tenha direito a receber os rendimentos proporcionados pelo Fundo.Quem deseja resgatar antes não terá direito a receber os rendimentos.
Fundo sem carência: Fundo sem carência é igual ao fundo aberto. O cotista tem direito de entrar e sair a hora que quiser.
Fundo Exclusivo: Fundo exclusivo é um fundo pertencente a um único cotista que será, necessariamente, investidor qualificado.
*investidor qualificado: O conceito se resume em entidades que atestem ter conhecimento sobre o mercado financeiro.
Entende –se por investidor qualificado:
Pessoa físicas que possuam mais de R$300 mil e ateste por um termo que tem conhecimento sobre o mercado financeiro
Instituições financeiras, previdência e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário