quinta-feira, 3 de março de 2011

Lei da Oferta e Procura

A lei da oferta e procura diz que se algo é muito ofertado no mercado e pouco procurado os preços tendem a cair para serem mais atrativos ao consumidor.O contrário também é válido e se algo é pouco ofertado e muito procurado os preços tendem a subir.

Analogia da cerveja

Imaginem uma boate em São Paulo numa noite fria.Não lotou como o esperado.A lata de cerveja está R$ 7,00.Nesse dia, por estar frio e não tem muita gente na festa o provável que aconteça é que o bar da festa não consiga atingir a meta de vendas de latinhas.Para fazer isso ele teria que baixar o preço para atrair mais os clientes a beber mesmo numa noite fria...

Imaginem agora no oriente médio, uma caravana de 100 brasileiros no deserto, um sol escaldante e sem água.Imaginem que eles avistem um quiosque que venda cerveja.Eles chegam lá e só tem 6 latas, já tinham vendido quase tudo. Quanto iria valer a tinha de cerveja? É bem provável que houvesse um leilão das latinhas de cerveja, elevando substancialmente o preço das latinhas.

Oferta e procura de ações

Com as ações acontece o mesmo.Quem define os preços é o mercado.
Quem é o mercado?
O mercado são pessoas que estão na bolsa comprando e vendendo.Você pode fazer parte desse mercado, influenciando os preços comprando ou vendendo.
Quando se tem mais gente comprando do que vendendo, as ações valorizam.
Quando tem mais gente vendendo do que comprando, as ações desvalorizam.
Essas pessoas fazem isso pela expectativa de ou subir ou cair o preço.Quando uma empresa anuncia por exemplo um prejuízo,um lucro, novo produto, um incêndio, nova administração, isso afeta os preços das ações pois cria algum tipo de expectativa nos acionistas.

Quanto melhor o mercado enxergar o futuro da empresa, melhor será o preço das ações dessa companhia.
Quanto pior o mercado enxergar o futuro da empresa, pior será o preço das ações dessa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário