Normalmente uma pessoa inicia a carreira bancária na área operacional do banco. Muitos começam como caixa ou em outros cargos iniciais. Aqueles que se destacam na captação de clientes e na venda de produtos como seguros, título de capitalização e débito automáticos acabam sendo promovidos para a área comercial do banco em cargos como assistente de negócios e dependendo da situação até de gerentes.
O gerente bancário é um vendedor de luxo. Sua função é resolver os mais diversos problemas de seus clientes e, principalmente, vender os produtos que o banco oferece. Nos bancos, principalmente os privados, as agências precisam bater metas mensais de vendas, são mais de 100 os produtos que os bancos oferecem atualmente. Essa meta é então dividida entre os diversos tipos de gerentes e acaba sobrando as vezes até para os caixas, e desses, quem se destaca acaba indo para a área comercial como eu havia dito antes.
Os bancos como qualquer outra empresa, precisam dar resultado para os acionistas e investidores. E para conseguirem bater as metas, os funcionários dos bancos muitas vezes empurram produtos desnecessários para os seus clientes. São produtos que seus clientes não precisam, mas que são oferecidos para bater pelo menos a meta mínima de venda mensal estabelecida pela agência. Quando esta não é cumprida regularmente pelo funcionário ele é cobrado e isso pode acarretar até em uma demissão futura.
Dentro do banco os gerentes são muito cobrados. A palavra meta está presente todos os dias no ambiente e quem se destaca cresce dentro da empresa e chama atenção até de outras instituições concorrentes. As vezes até chega a ser comprado por outros bancos que lhes oferecem salários maiores.Está aí mais um motivo para os gerentes lhe oferecerem tudo que tiverem oportunidade.
Em outras oportunidades eles acabam sendo antiéticos fazendo venda casada. Você já deve ter passado por uma situação dessas: Você tá precisando de um empréstimo e o seu gerente diz que o libera caso você aceite fazer aquele seguro que ele lhe ofereceu. Isso é venda casada e é proibido, mas muitos a praticam.
Além da venda casada, vemos principalmente pessoas idosas e sem instrução, adquirindo produtos que eles não sabem as vantagens, para que servem e muito menos suas obrigações e cláusulas ao adquirir tal produto, pois não lhe foi explicado claramente. O título de capitalização e o cartão de crédito são os exemplos mais comuns disso. Falarei sobre eles separadamente num outro tópico.
Os bancos, atualmente, são as organizações que mais tem lucrado nos últimos anos no Brasil. Boa parte desse lucro é formada por produtos financeiros que de alguma forma ou prejudicam ou não são necessários aos clientes. Se os bancos não estivessem tão preocupados somente em lucrar, mas sim em atender “bem” ao cliente, satisfazendo suas necessidades, o brasileiro teria mais dinheiro no bolso.
Fabrício,
ResponderExcluirO seu post apresenta de forma clara a situação dos bancos brasileiros. Os funcionários, pressionados por suas metas, acabam vendendo produtos que visam apenas o crescimento do lucro do Banco.